Retirada de Fraldas

“O olhar que lançamos à criança busca contemplar seu desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico e social.
Nossa responsabilidade transita entre o “cuidar e o educar”, promovendo um espaço de acolhimento e respeito com todos os momentos do processo de aprendizagem da criança.


A Retirada de Fraldas caracteriza-se por um momento de dúvidas e até mesmo angústia para os pais, com o intuito de fortalecermos o elo entre escola e família, elaboramos o Projeto “O Adeus às Fraldas” que orienta educadores e pais, durante o processo de controle esfincteriano da criança.”
Daniella Caletti
Psicóloga Crp 07/12038

“O Adeus às Fraldas!”
O controle esfincteriano é uma das aquisições mais importantes do segundo e terceiro ano de vida, junto com outras aquisições como a linguagem a marcha e outras funções motoras.
Ter condições de controlar os esfíncteres, nessa idade, serve de modelo para o controle motor em geral, para as sensações de domínio e prazer na expulsão ou retenção das fezes.
É um período marcante, pois representa um ato de amor da criança com os pais, já que significa para ela entregar um produto de seu corpo e vê-lo separar-se dele. Além disso, é um momento que lhe ajudará a discriminar o mundo interno do mundo externo, reforçando o conceito de individuação.

“Tá chegando a hora!”
A maioria das crianças aprende a controlar voluntariamente a eliminação da urina e das fezes durante o dia entre 2 anos e 2 anos e meio.
Cada criança tem um ritmo próprio, algumas conseguem permanecer secas e limpas durante o dia, em pouco tempo, outras demoram mais. O importante é respeitar seus limites. O controle noturno se dá, em geral, mais tarde; as faixas de idades relacionadas com a aquisição de novas capacidades são flexíveis e individuais.
A orientação dada à criança deve ser a mesma na escola e em casa.

O início...
Para iniciar o processo de retirada de fraldas a criança deve ser capaz de:
·Sentar por 5 a 10 minutos;
·Caminhar;
·Falar;
·Tirar suas roupas, que devem ser de fácil manuseio. (com elástico)
·Compreender os termos utilizados para nomear urina e fezes.
·Entender que existem locais apropriados e socialmente aceitos para as suas eliminações.

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• A ABOBRINHA pode ser substituída por abóbora japonesa, berinjela, chuchu e moranga, que são fontes de minerais. Coloque-os na lasanha (foto), por exemplo.

• A BANANA pode ser substituída por abacate, mamão e morango, que ajudam a regular as taxas de colesterol. Batidas, compotas ou tortas são possibilidades.

• O BRÓCOLIS pode ser substituído por couve-flor, couve e repolho, que agem contra o câncer. Refogue e misture no arroz. Ou sirva cozido junto a molhos.

• A COUVE pode ser substituída por acelga, escarola e espinafre, aumentando as defesas do organismo. Coloque em omeletes, suflês, panquecas e massas.

• A MAÇÃ pode ser substituída por goiaba, laranja e pera, que são igualmente ricas em fibras. A dica é misturar na salada ou fazer um suco com uma fruta.

O papel do educador infantil

O educador infantil tem um papel muito importante no desenvolvimento de uma criança. Entre suas atribuições, esse profissional é responsável por propiciar experiências que ajudem a criança a desenvolver suas capacidades cognitivas (atenção, memória, raciocínio, entre outras). Trata-se de um processo longo, desenvolvido de forma contínua e dinâmica a partir dos primeiros anos de vida.

Dentro desse processo, o professor deve impor limites às crianças na escola. Ainda que a atitude de dizer “NÃO” possa ser prejudicial ao desenvolvimento da criança, em determinadas situações é essencial que os educadores tenham o compromisso ético de combater, por exemplo, possíveis apelidos pejorativos colocados entre os alunos. Ao impor limites, evita-se expor a criança a alguma situação embaraçosa. Aliás, tema atual que deve ser debatido em sala de aula.

Outro ponto ao qual o professor deve estar atento está ligado às preferências. É essencial que o tratamento a todos os alunos seja igual. Elogios a um aluno e comparações entre um e outro podem fazer uma criança se sentir rejeitada. Portanto, todos os alunos devem receber o mesmo tratamento, sem exceções.

O educador infantil é o personagem que, além dos pais, será um espelho para a criança. Assim, uma boa educação infantil tem o papel de formar a criança e transformá-la no futuro em um homem ou uma mulher que faça a diferença na sociedade. Tudo isso começa pela sala de aula da escola de educação infantil.

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