Aprender música na infância traz vários benefícios

Ouvir música é benéfico para qualquer pessoa. No caso da criança, ela impacta no desenvolvimento e ajuda a preparar o cérebro para executar diversos tipos de funções.

Mas aprender a tocar um instrumento, já a partir dos quatro anos de idade, vai melhorar as funções cerebrais da criança, como as que são ligadas à memória, controle das emoções e da atenção, planejamento e organização. A utilização do instrumento musical vai estimular o desenvolvimento neurológico.

Segundo pesquisas realizadas por especialistas, o córtex, uma área nobre do cérebro, aumenta sua espessura a partir do treinamento musical. O controle das emoções é gerido pelo córtex. Como aprender música desenvolve o foco e a disciplina, o nível mais complexo da concentração do cérebro também é desenvolvido.

Para aprender a tocar um instrumento, é preciso que a criança seja capaz de fazer movimentos mais sutis com as mãos. Por isso, recomenda-se esperar até que ela complete quatro anos para iniciar os ensinamentos. De acordo com pesquisadores, se a criança começar o aprendizado dos quatro aos sete anos, os ganhos serão para a vida toda, pois o cérebro será fisicamente modificado.

Então, comece a estimular seu filho a ouvir variados tipos de música, a fazer sons e identificá-los. Assim, quando chegar a hora, ele vai curtir muito mais as aulas.

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"A trajetória que uma criança percorre desde que começa a deixar de ser bebê (dependência total), até começar a se transformar em um ser mais independente e autônomo está relacionado tanto às condições biológicas, como aquelas proporcionadas pelo espaço familiar e social (escola), com o qual interage."

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Seu filho não gosta de maçã? Não tem problema, há diversos alimentos que podem substituir essa fruta. A seguir, saiba como substituir certos alimentos por outros que oferecem os mesmos nutrientes. Também confira dicas para se aproveitar melhor os alimentos – em uma receita ou com algum ingrediente.

• A ABOBRINHA pode ser substituída por abóbora japonesa, berinjela, chuchu e moranga, que são fontes de minerais. Coloque-os na lasanha (foto), por exemplo.

• A BANANA pode ser substituída por abacate, mamão e morango, que ajudam a regular as taxas de colesterol. Batidas, compotas ou tortas são possibilidades.

• O BRÓCOLIS pode ser substituído por couve-flor, couve e repolho, que agem contra o câncer. Refogue e misture no arroz. Ou sirva cozido junto a molhos.

• A COUVE pode ser substituída por acelga, escarola e espinafre, aumentando as defesas do organismo. Coloque em omeletes, suflês, panquecas e massas.

• A MAÇÃ pode ser substituída por goiaba, laranja e pera, que são igualmente ricas em fibras. A dica é misturar na salada ou fazer um suco com uma fruta.

Para quê a criança brinca?

Os jogos, inicialmente, eram encarados como oportunidades de descarga de energia para as crianças, atividade que se explicaria por si só. Hoje há unanimidade em que o brincar tem função essencial no processo de desenvolvimento da criança, principalmente nos primeiros anos de vida nos quais ela tem de realizar a grande tarefa de compreender e se inserir em seu grupo. Constitui a função simbólica, desenvolver a linguagem, explorar e conhecer o mundo físico. Desde bebê a criança dedica grande parte de seu tempo à exploração do mundo material no qual está inserida de forma que o possa compreender e utilizar.

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