Crianças precisam de estímulos

Estimular e incentivar seu filho desde pequeno tendem a produzir efeitos positivos para a vida toda. Portanto, preste atenção a tudo o que você diz para a criança, pois isso vai ajudar a compor a personalidade, o intelecto e o psicológico dela.

Criatividade

Você sabe o que é garatuja? É aquele desenho que a criança faz que ninguém entende, mas que possui significado para ela, tanto que se você perguntar o que ela desenhou, receberá uma explicação coerente. Ela está longe de conseguir fazer traços que resultem em imagens compreensíveis, então, a melhor coisa que você pode fazer é incentivá-la. Elogie, mas diga que ela pode melhorar. Não permita que ela desanime, achando que o desenho não ficou bom. Estimule a criatividade.

Limites

Muitos pais acabam errando na dose de estímulos e incentivos por acharem que muitos elogios podem tornar a criança egocêntrica e mimada. Mas se ela souber quais são seus limites, isso não irá acontecer. Incentivar não significa dizer que tudo o que a criança faz é maravilhoso. Quando ela age sem educação, por exemplo, é preciso fazê-la entender que isto está errado. Diferente de estimulá-la a melhorar seu desempenho em alguma atividade, seja pedagógica, lúdica ou comportamental.
Assim, acompanhe o desenvolvimento do seu filho de perto e dê os incentivos nas horas certas para que ele se transforme em um adulto que sabe da sua capacidade de prosperar e realizar.

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Fases do Desenvolvimento Infantil (0 a 6 anos)

Berçário, Pré-Maternal, Maternal I, Maternal II, Jardim A e Jardim B
Faixa etária: 0 aos 6 anos

"A trajetória que uma criança percorre desde que começa a deixar de ser bebê (dependência total), até começar a se transformar em um ser mais independente e autônomo está relacionado tanto às condições biológicas, como aquelas proporcionadas pelo espaço familiar e social (escola), com o qual interage."

Saiba como substituir um alimento por outro

Seu filho não gosta de maçã? Não tem problema, há diversos alimentos que podem substituir essa fruta. A seguir, saiba como substituir certos alimentos por outros que oferecem os mesmos nutrientes. Também confira dicas para se aproveitar melhor os alimentos – em uma receita ou com algum ingrediente.

• A ABOBRINHA pode ser substituída por abóbora japonesa, berinjela, chuchu e moranga, que são fontes de minerais. Coloque-os na lasanha (foto), por exemplo.

• A BANANA pode ser substituída por abacate, mamão e morango, que ajudam a regular as taxas de colesterol. Batidas, compotas ou tortas são possibilidades.

• O BRÓCOLIS pode ser substituído por couve-flor, couve e repolho, que agem contra o câncer. Refogue e misture no arroz. Ou sirva cozido junto a molhos.

• A COUVE pode ser substituída por acelga, escarola e espinafre, aumentando as defesas do organismo. Coloque em omeletes, suflês, panquecas e massas.

• A MAÇÃ pode ser substituída por goiaba, laranja e pera, que são igualmente ricas em fibras. A dica é misturar na salada ou fazer um suco com uma fruta.

Para quê a criança brinca?

Os jogos, inicialmente, eram encarados como oportunidades de descarga de energia para as crianças, atividade que se explicaria por si só. Hoje há unanimidade em que o brincar tem função essencial no processo de desenvolvimento da criança, principalmente nos primeiros anos de vida nos quais ela tem de realizar a grande tarefa de compreender e se inserir em seu grupo. Constitui a função simbólica, desenvolver a linguagem, explorar e conhecer o mundo físico. Desde bebê a criança dedica grande parte de seu tempo à exploração do mundo material no qual está inserida de forma que o possa compreender e utilizar.

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