Férias devem ser planejadas

Férias representam liberdade, relaxamento, tempo sem compromisso, descanso, menos estresse e muito mais. Por isso mesmo, férias precisam ser planejadas. Parece um contrassenso planejar momentos livres, onde a agenda não tem nada obrigatório a ser feito, mas o planejamento serve exatamente para que o tempo de folga seja melhor aproveitado.

Mas esse planejamento deve levar em consideração o perfil dos filhos. Se você tem um filho caseiro, que curte ficar em casa, não o obrigue a ir para um acampamento onde terá que praticar esportes, inclusive radicais, participar de gincanas, interagir o tempo todo, etc.

Só vale se o desejo for dele, de mudar de ares, de encarar desafios. Do contrário, permita que ele faça coisas do agrado dele sempre que possível.

Por outro lado, se seu filho é “ligado em 220v” e ele precisa queimar energia, quanto mais atividades ele tiver, melhor. Assim, ele vai se desligar um pouco da escola que ele considera chata, onde vivem dizendo para ele ficar quieto e calmo.

Um ponto importante é lembrar que as férias servem também para que as crianças possam curtir a família por mais tempo. Por isso, pais e mães devem se organizar para poder passar mais tempo com seus filhos.

As férias são períodos de conhecimento. Isso mesmo! No dia a dia, com tantos compromissos e atividades rotineiras, muitas vezes, pais não conseguem saber profundamente o que a escola, o basquete, o inglês, as brincadeiras com outras crianças estão fazendo com seus filhos. O que eles pensam? Passe mais tempo com seu filho e você vai descobrir. Boas férias!

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Fases do Desenvolvimento Infantil (0 a 6 anos)

Berçário, Pré-Maternal, Maternal I, Maternal II, Jardim A e Jardim B
Faixa etária: 0 aos 6 anos

"A trajetória que uma criança percorre desde que começa a deixar de ser bebê (dependência total), até começar a se transformar em um ser mais independente e autônomo está relacionado tanto às condições biológicas, como aquelas proporcionadas pelo espaço familiar e social (escola), com o qual interage."

Saiba como substituir um alimento por outro

Seu filho não gosta de maçã? Não tem problema, há diversos alimentos que podem substituir essa fruta. A seguir, saiba como substituir certos alimentos por outros que oferecem os mesmos nutrientes. Também confira dicas para se aproveitar melhor os alimentos – em uma receita ou com algum ingrediente.

• A ABOBRINHA pode ser substituída por abóbora japonesa, berinjela, chuchu e moranga, que são fontes de minerais. Coloque-os na lasanha (foto), por exemplo.

• A BANANA pode ser substituída por abacate, mamão e morango, que ajudam a regular as taxas de colesterol. Batidas, compotas ou tortas são possibilidades.

• O BRÓCOLIS pode ser substituído por couve-flor, couve e repolho, que agem contra o câncer. Refogue e misture no arroz. Ou sirva cozido junto a molhos.

• A COUVE pode ser substituída por acelga, escarola e espinafre, aumentando as defesas do organismo. Coloque em omeletes, suflês, panquecas e massas.

• A MAÇÃ pode ser substituída por goiaba, laranja e pera, que são igualmente ricas em fibras. A dica é misturar na salada ou fazer um suco com uma fruta.

Para quê a criança brinca?

Os jogos, inicialmente, eram encarados como oportunidades de descarga de energia para as crianças, atividade que se explicaria por si só. Hoje há unanimidade em que o brincar tem função essencial no processo de desenvolvimento da criança, principalmente nos primeiros anos de vida nos quais ela tem de realizar a grande tarefa de compreender e se inserir em seu grupo. Constitui a função simbólica, desenvolver a linguagem, explorar e conhecer o mundo físico. Desde bebê a criança dedica grande parte de seu tempo à exploração do mundo material no qual está inserida de forma que o possa compreender e utilizar.

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Seu filho ainda não fala?

Quando chega aos dois anos de idade, a maioria das crianças já possui um vocabulário de cerca de 300 palavras. Mas há casos em que a criança pouco fala, o que acaba deixando pais preocupados. A ajuda de um profissional é vital, mas algumas dicas são importantes antes de achar que seu filho pode estar com algum problema de desenvolvimento, pois cada criança é única.

Desenvolvimento da criança passa pela brincadeira

Quando uma criança brinca, ela está se desenvolvendo, aprendendo novas habilidades. Portanto, não é só diversão. É aprendizado também. As brincadeiras de infância são responsáveis por melhorar as habilidades das crianças.

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