Escolher uma escolinha para nossa filha

Escolher uma escolinha para nossa filha – de apenas 6 meses – foi uma tarefa muito complicada. Além de lidar com todos os sentimentos que envolvem ter que se separar do bebê, precisamos garimpar um local que achássemos adequado.

Queríamos um lugar que se encaixasse nos nossos valores, que fosse ético, seguro e, acima de tudo, onde houvesse muito afeto. Tarefa difícil... Hoje, passados 9 meses que nossa filhota está no Mundo do ABC, olhamos para trás e vemos quão correta foi nossa decisão. É impressionante (e quase inacreditável), mas não temos do que nos queixar. Estar lá no Mundo (sim, porque nós também nos sentimos lá) tem sido uma experiência linda, de muito carinho, parceria, compreensão e ajuda. Deixar nossa filha nas mãos de - a princípio - desconhecidos, é das coisas mais difíceis pelas quais passamos. Temos muito segurança toda vez que deixamos a Luli lá, pois tenho certeza de que ela se sente como nós: em casa! A principal marca dessa escola é a de não tratar a educação como um simples comércio, mas entender que ela passa pelas relações, pelos afetos e que precisa de parceria. Acho fundamental ensinar coisas para minha filha através dos exemplos práticos e concretos, das atitudes e não de apenas belos discursos. No Mundo do ABC nós vemos isso, vemos pessoas agindo cotidianamente com respeito, ética, afeto, competência e valorizando mais o "ser" do que o "ter". Pra nós, tudo isso é mais do que escolher o lugar onde deixaremos nossa filha por algumas horas. É apostar que podemos ensinar para as crianças com o nosso exemplo, mostrando como nos relacionamos uns com os outros. É apostar (pretensiosamente) num outro mundo possível!

 

Muito obrigada por tudo!!
Beijo grande,
Thaiani V. e Ricardo de C.
(pais da Luisa de C., hoje com 1 ano e 1 mês)
06 de junho de 2012

 

Mais acessadas

Fases do Desenvolvimento Infantil (0 a 6 anos)

Berçário, Pré-Maternal, Maternal I, Maternal II, Jardim A e Jardim B
Faixa etária: 0 aos 6 anos

"A trajetória que uma criança percorre desde que começa a deixar de ser bebê (dependência total), até começar a se transformar em um ser mais independente e autônomo está relacionado tanto às condições biológicas, como aquelas proporcionadas pelo espaço familiar e social (escola), com o qual interage."

Saiba como substituir um alimento por outro

Seu filho não gosta de maçã? Não tem problema, há diversos alimentos que podem substituir essa fruta. A seguir, saiba como substituir certos alimentos por outros que oferecem os mesmos nutrientes. Também confira dicas para se aproveitar melhor os alimentos – em uma receita ou com algum ingrediente.

• A ABOBRINHA pode ser substituída por abóbora japonesa, berinjela, chuchu e moranga, que são fontes de minerais. Coloque-os na lasanha (foto), por exemplo.

• A BANANA pode ser substituída por abacate, mamão e morango, que ajudam a regular as taxas de colesterol. Batidas, compotas ou tortas são possibilidades.

• O BRÓCOLIS pode ser substituído por couve-flor, couve e repolho, que agem contra o câncer. Refogue e misture no arroz. Ou sirva cozido junto a molhos.

• A COUVE pode ser substituída por acelga, escarola e espinafre, aumentando as defesas do organismo. Coloque em omeletes, suflês, panquecas e massas.

• A MAÇÃ pode ser substituída por goiaba, laranja e pera, que são igualmente ricas em fibras. A dica é misturar na salada ou fazer um suco com uma fruta.

O papel do educador infantil

O educador infantil tem um papel muito importante no desenvolvimento de uma criança. Entre suas atribuições, esse profissional é responsável por propiciar experiências que ajudem a criança a desenvolver suas capacidades cognitivas (atenção, memória, raciocínio, entre outras). Trata-se de um processo longo, desenvolvido de forma contínua e dinâmica a partir dos primeiros anos de vida.

Dentro desse processo, o professor deve impor limites às crianças na escola. Ainda que a atitude de dizer “NÃO” possa ser prejudicial ao desenvolvimento da criança, em determinadas situações é essencial que os educadores tenham o compromisso ético de combater, por exemplo, possíveis apelidos pejorativos colocados entre os alunos. Ao impor limites, evita-se expor a criança a alguma situação embaraçosa. Aliás, tema atual que deve ser debatido em sala de aula.

Outro ponto ao qual o professor deve estar atento está ligado às preferências. É essencial que o tratamento a todos os alunos seja igual. Elogios a um aluno e comparações entre um e outro podem fazer uma criança se sentir rejeitada. Portanto, todos os alunos devem receber o mesmo tratamento, sem exceções.

O educador infantil é o personagem que, além dos pais, será um espelho para a criança. Assim, uma boa educação infantil tem o papel de formar a criança e transformá-la no futuro em um homem ou uma mulher que faça a diferença na sociedade. Tudo isso começa pela sala de aula da escola de educação infantil.

Últimas do Blog

Meu filho tem medo do escuro! E agora?

Na hora de dormir, você apaga a luz do quarto e seu filho começa a chorar? Antes de tudo, calma! O medo de escuro é algo comum na infância e surge geralmente a partir dos 3 anos de idade, desaparecendo por volta dos 7. O principal motivo é a imaginação fértil e aflorada da criança, que é muito estimulada por histórias, contos, desenhos e até notícias. E isso muitas vezes a impossibilita de diferenciar a realidade da fantasia.

7 itens importantes na escolha da creche

A tarefa é das mais importantes: escolher em qual creche colocar o filho. Para ajudar na procura, avaliação e definição, relacionamos algumas dicas para orientar mães e pais aflitos pela mudança na vida do filho, pois o pensamento é de que tudo seja perfeito. Portanto, anote:

Facebook

Somos 5 Estrelas

 

Conheça a Escola Mundo do ABC

Umas das Poucas Escolas de Porto Alegre
Certificada pelo Conselho Municipal de Educação

(51) 3381-8201

Av. Iguaçu, 321 - Petrópolis

mundodoabc@mundodoabc.com.br