Diferenciais

Ballet

As aulas de ballet são opcionais e destinam-se às crianças a partir de 2 anos.

"DANÇA É VIDA, DANÇA É AMOR E UMA CAPACIDADE DE DAR DE SI AOS OUTROS".
Começar a dançar é promover uma descoberta maravilhosa do seu mundo interior. Além do desenvolvimento físico a dança estimula seu ritmo e criatividade tornando-se um convite perfeito para a realização de suas fantasias.

Na sua forma elementar a dança é a necessidade natural e instintiva do homem de se exaurir, pela movimentação um estado emocional.

De um improviso desordenado a uma forma disciplinada a dança acompanhou a evolução do homem aperfeiçoando-se a medida em que se civilizava. Veja agora algumas das qualidades essenciais trabalhadas pelo ensino da dança:
A dança melhora extraordinariamente a postura do corpo através de seus exercícios preparatórios, consertando o relaxamento das costas e dos ombros, joelhos para dentro e pés chatos. Desintoxicam o organismo aumentando a capacidade respiratória, além do mais, dão um belo porte, naturalidade, elegância e segurança nos movimentos.
A velocidade ou rapidez e a precisão na execução de certos movimentos controlam e disciplinam o sistema nervoso, muscular e mental, aumentando e fortalecendo o equilíbrio interno.
Liberdade de movimentos dentro de um controle muscular que, unida à força, dá toda beleza nos movimentos.
Não existe arte sem imaginação. Na dança, este campo é infinito. A imaginação é uma tendência natural, mas pode ser trabalhada e desenvolvida através da música, das poesia, das lendas e é importantíssima para a complementação artística.
É a qualidade artística mais importante, não somente na dança, mas em todas as artes.
Mamães que colocaram suas princesas para aprender a paixão pelo ballet, que tal conhecer agora alguns de seus passos básicos?
Dobrado. Flexão dos joelhos.
Movimento dos braços.
Posição na qual o peso do corpo é sustentado numa só perna enquanto a outra se encontra para trás, geralmente no ar (podendo também estar pousado no chão).
É o passo em que a bailarina parece deslizar, fazendo uma série de pequenos passos nas pontas, com as pernas juntas cruzadas.

Educação Física

As aulas de educação física são curriculares, extensiva a todos os alunos.

A Educação Física busca propiciar aos alunos novas experiências corporais onde estes enriquecem seus conhecimentos de movimentos, assim explorando e aflorando suas habilidades motoras com maior potencial.

As aulas são realizadas através de jogos e principalmente brincadeiras baseadas em práticas de psicomotricidade relacional, desenvolvendo diversas valências motoras como a lateralidade, percepção espaço-temporal, criatividade, agilidade, equilíbrio etc. Isso tudo em conjunto com o desenvolvimento social e afetividade aos colegas.

Estimulação Psicomotriz

A criança pequena, mais especificamente o bebê, tem sido vista como sujeito passivo e dependente porque sua aparência frágil tem poder de causar no adulto um sentimento de proteção; entretanto, estudos e pesquisas têm mostrado, em larga escala, uma nova visão de criança.

Essa nova visão nos permite compreender seu conhecimento, entendendo-a como um sujeito que, desde o nascimento, está inserido num contexto social e dele participa ativamente.

Estas contribuições são importantes na medida em que nos fornecem subsídios para organizar atividades compatíveis com cada etapa evolutiva da criança e nos mostram o que ela é capaz de aprender e produzir a cada momento.

Os estudos recentes têm mostrado também que as atividades lúdicas são ferramentas indispensáveis no desenvolvimento infantil, porque para cada criança não há atividade mais completa do que o BRINCAR. Pela brincadeira, ela é introduzida no meio sócio-cultural do adulto, constituindo-se num modo de assimilação e recriação da realidade.

A trajetória infantil não pode ser pensada somente pela ótica da razão. Ela passa, necessariamente, pela via do brincar.

Partindo do princípio de que a criança é um ser social e que a obtenção do conhecimento se dá desde que ela nasce, isto é, o seu desenvolvimento se dá em um espaço e tempo compartilhado com outras pessoas, sendo a sua atividade mais completa o brincar, buscando enfatizar o jogo como uma das alternativas que podem contribuir de forma favorável para a estimulação do desenvolvimento infantil.

Esta atividade é realizada pelas professoras das turmas seguindo orientações da professora de educação física.

Oficina Lúdica

As aulas de música são curriculares, extensiva a todos os alunos.

Expressão Musical: a música no contexto da educação infantil vem ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos alguns dos quais alheios as questões próprias dessa linguagem. Tem sido em muitos casos suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes, comportamentos e rotinas.

Tem o objetivo também de desenvolver a habilidade vocal visando o desenvolvimento das qualidades da voz, ritmo, clareza, variedade e expressão.

Aulas de Inglês

Aprender Inglês com a QUATRUM no Mundo ABC é bem legal!

O objetivo de promover encontros semanais para desenvolver o Inglês é estimular, motivar e sensibilizar a criança para a realidade social da língua Inglesa. A criança não somente aprende brincando, como também adquire novas experiências: habitua-se a ouvir a nova língua, familiariza-se com o novo vocabulário através da brincadeira. Neste ano o Mundo do ABC firmou parceria com a QUATRUM que atenderá a escola, a partir do Maternal 1 (crianças com 2 anos).

Conheça a Escola Mundo do ABC

Umas das Poucas Escolas de Porto Alegre
Certificada pelo Conselho Municipal de Educação

(51) 3381-8201

Av. Iguaçu, 321 - Petrópolis

mundodoabc@mundodoabc.com.br