A quantidade ideal de horas de sono para as crianças

O sono dos filhos deve ser motivo de preocupação dos pais, assim como a alimentação desperta inquietação. Afinal, ambos têm importância vital para o ser humano, em especial para as crianças que estão em fase de crescimento. Por isso, uma tabela formulada pela National Sleep Foundation estabeleceu a quantidade ideal de sono para cada pessoa e sua faixa etária.
A instituição norte-americana realizou uma pesquisa de dois anos com pessoas de diferentes idades, hábitos e origens. A partir dos resultados, um bebê de 4 a 11 meses de idade deve dormir de 12 a 15 horas por dia – sendo aceitável um pouco menos (de 10 a 11 horas) ou mais (de 16 a 18 horas). Essas horas de sono são essenciais para, além do descanso e da fixação do aprendizado, que o corpo libere os hormônios do crescimento em maior quantidade.

Até cerca de 4 ou 5 anos, as crianças costumam tirar sonecas de uma hora. E isso não faz mal ao sono noturno e deve ser somado ao tempo total de sono diário. As sonecas atrapalham o sono da noite somente se durarem mais de uma hora e se ocorrerem após as 16h. O ideal é que a soneca da tarde seja logo após o almoço. Para ajudar o filho a dormir bem, os pais devem criar uma rotina agradável. Ao cumpri-la sempre, a criança vai associar que após alguma atividade (escovar os dentes, por exemplo) é hora de dormir.

• Veja a quantidade ideal de horas de sono para cada faixa etária:

De 0 a 3 meses –O ideal é dormir de 14 a 17 horas
De 4 a 11 meses –O ideal é dormir de 12 a 15 horas
De 1 a 2 anos –O ideal é dormir de 11 a 14 horas
De 3 a 5 anos –O ideal é dormir de 10 a 13 horas
De 6 a 13 anos –O ideal é dormir de 9 a 11 horas
De 14 a 17 anos –O ideal é dormir de 8 a 10 horas

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